No prologue, Hebe, deusa da juventude,convoca os seus seguidores a participar num festival. Jovens franceses,espanhóis, italianos e poloneses se apressam para celebrar com uma série dedanças, incluindo uma musette. O ballet é interrompido pelo soar ensurdecedordos instrumentos de percussão e das trombetas. É Bellona, ??deusa da guerra, que se apresentaem cena, acompanhada de guerreiros com bandeiras. Bellona pede aos jovens que procurema glória militar. Hebereza para Cupido (L’Amour) para usar os seus poderes para manter os jovensconsigo. Cupido desce numa nuvem juntamente com os seus seguidores.
Ele decideabandonar a Europa em favor das “Índias”, onde o amor é melhorrecebido.As personagens que entreveemno prologue são Hebe, L’Amour e Bellone.No primeiro ato (O Generoso Turco) Osman Pasha está apaixonado por sua escrava, a jovem Émilie, masela rejeita a sua paixão, dizendo que estava prestes a se casar quando um grupode bandidos a separaram do seu amado e a levaram a viver uma vida de escrava. Osmanexorta Émilie para não alimentar a esperança, para não acreditar que seu noivo aindaestaria vivo, mas Émilie se recusa a acreditar nas palavras de Osman. Océu fica escuro quando uma tempestade se forma e Émilie vê o climaviolento como uma imagem de seu desespero. Um coro de marinheirosnaufragados é ouvido. Émilie lamenta, pois, os marinheiros irão ter o mesmofinal que ela, irão ser escravizados. Ela reconhece um dos marinheiroscomo seu noivo Valère.
O reencontro com o seu amado é de enorme alegria,porém é temperada pela tristeza devido a agora serem ambos escravos. Osmanentra e está furioso pelo reencontro e por o casal estar abraçado. Noentanto, inesperadamente, ele anuncia que libertará o casal. Talvez o motivodeste ato foi que Osman também reconheceu Valère, que tinha sido seumestre.
Osman carrega os navios de Valère, que sobreviveram à tempestade, compresentes e o casal elogia sua generosidade. Eles chamam os ventos para osguiarem de volta a França. O ato termina com danças festivas, enquantoValère e Émilie se preparam para navegar.
No segundo ato (Osincas do Peru), Carlos, um oficial espanhol,está apaixonado pela princesa Inca Phani. Ele tenta persuadila a escapar comele, mas teme a ira dos Incas, que se estão a preparar para celebrar o Festivaldo Sol. No entanto, ela está preparada e já decidiu que era com Carlos quese queria casa. O sacerdote inca Huascar também está apaixonado por Phani,mas suspeita que ele tem um rival e decide recorrer a um subterfugio.
QuandoHuascar liderava a cerimônia de adoração do Sol é interrompida por um súbitoterremoto e com isso Huascar aforma que isso significa que os deuses querem quePhani o escolha como seu marido. Carlos entra e conta a Phani que oterremoto era um truque, criado artificialmente por Huascar.Carlos e Phanicantam seu amor enquanto Huascar jura vingança.
Huascar provoca umaerupção do vulcão e morre ao fazê-lo, devido às pedras expelidas do vulcão.No que toca terceiroato (As Flores) existem duas versões deste ato.A primeira versão: PríncipeTacmas, está apaixonado por Zaïre, uma escrava que pertencente ao seu grande amigoAli, mesmo que tenha a sua própria escrava, Fatime. Devido a essapaizxão Tacmas mascarasse de comerciante com o intuito de entrar nopalácio de Ali para poder entrar no harém sem ser reconhecido e assim entenderos sentimentos que Zaire sente por ele.
Zaïre entra em cena e lamenta devidoa estar extremamente apaixonada. Tacmas ouve os lamentos de Zaïre e estádeterminado a descobrir o nome de seu rival. Fatime entra em cena,disfarçada de escravo polonês, e Tacmas ao ver esse tal escravo polonêsacredita ter encontrado o amante secreto de Zaïre. Enfurecido, ele tira odisfarce e está prestes a esfaquear Fatime (o suposto escravo polonês) quandoela também revela sua verdadeira identidade. Acontece que Zaïre sempreesteve apaixonada por Tacmas, enquanto a Fatima sempre amou ali. Os doiscasais se regozijam com essa feliz resolução e o ato termina com os persas afestejarem e a comemorarem o Festival das Flores.Segunda Versão: Fatime suspeita queo seu marido Tacmas a anda a trair com Atalide.
Ela, portanto, se disfarçade escrava, conseguindo ganhar a confiança de Atalide e, eventualmente,reconhecer que suas suspeitas são infundadas. O casal feliz participa doFestival das Flores.No quarto e último ato (Os selvagens), Adario, um nativo americano, está apaixonado por Zima, filhade um chefe nativo, mas teme a rivalidade do espanhol Don Alvar e do francêsDamon. Os europeus imploram a Zima o seu amor, mas ela diz que Damon émuito inconstante e Alvar é muito ciumento, com isto ela diz preferir o amor demonstradopor Adario. Adario e Zima prometem casar-se.
O ato termina com os europeusunidos aos nativos na cerimônia da paz.